domingo, 4 de fevereiro de 2018

Irreverencia e críticas marcam o desfile das Virgens do Bairro Novo


Um dos blocos mais tradicionais e irreverentes do circuito carnavalesco pernambucano, as Virgens do Bairro Novo, acontece, neste domingo (4), em Olinda, no Grande Recife. As Virgens do Bairro Novo, que chega este ano à sua 65º edição, promete animar os milhares de foliões que, por um dia, escondem sua masculinidade no armário para viver, com roupas, sapatos e maquiagens, a plenitude de sua porção mulher.

A concentração ocorreu na Praça 12 de Março, onde também houve o julgamento das sete categorias - só as cinco primeiras conferem à vencedora um troféu e um prêmio de R$ 400, são elas: grupo, luxo, originalidade, destaque e "mais malamanhada". No desfile deste ano, 14 trios elétricos garantem a animação que, entre as atrações confirmadas, contam com a Banda Sedutora, Asas da América e Som da Terra. Até o meio-dia, quando encerra o concurso, uma orquestra de 60 músicos colocará o povo para frevar.

Entre as fantasias, não faltam críticas aos políticos e membros do judiciário. Vestido de "bruxa presidenta", o comerciante Antônio Marinho colocou figuras como o ex-presidente Lula e o atual presidente Michel Temer em seu caldeirão. "A gente vem sofrendo tanto por causa deles. Assim, posso dar o castigo que merecem", alfineta. Rubem Alves resolveu se fantasiar como a deputada Cristiane Brasil. "Vim mostrar que posso ser ministra sim, porque sou tão corrupta quanto os que estão no poder", brinca.
O produtor de eventos Carlos Mota participa há mais de 20 anos do bloco e ganhou pela 13ª no concurso, dessa vez, na categoria Destaque. Ele estava vestido de Ivete "Zangado", deitado em uma maca, dando à luz às filhas gêmeas. "Não tinha lugar melhor para eu ter minhas filhas do que o Carnaval de Olinda", brincou.  
A história do bloco é marcada pela irreverência. Nos primórdios, ele se resumia a uma pelada na praia do Bairro Novo, na qual os participantes apareciam vestidos de mulher para jogar bola e chocar os banhistas. A brincadeira se consolidou, arrastando milhões de foliões pelas ruas de Olinda, se tornando uma das prévias mais famosas do Carnaval pernambucano e, acima de tudo, expondo a face feminina - e desinibida - de homens de todas as idades e segmentos sociais. 


Para o desfile das Virgens do Bairro Novo, a Prefeitura de Olinda fez dois bloqueios do trânsito que devem se estender até as 17h. A interdição é a partir do Varadouro e toda extensão da avenida Getúlio Vargas até a esquina do Hospital São Salvador. A rota de fuga para ambulâncias e viaturas da Polícia Militar será pela rua Elesbão de Castro, com saída tanto para beira mar quanto para o bairro dos Bultrins.

A Secretaria de Transportes e Trânsito de Olinda colocará 16 agentes de trânsito e dez auxiliares. No quesito segurança, ao todo foram mobilizados 500 policiais militares, além de 400 seguranças particulares. Dez ambulâncias estão disponíveis para atender alguma emergência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário